Título do Evento: II Seminário Nacional de Constelação Familiar na Justiça
Tema Central: Perspectivas das práticas sistêmicas no sistema de Justiça.
Local: TRF 2 Região (Rua Acre, 80, Centro, 3º andar, Rio de Janeiro/RJ)
Data: 30 de novembro de 2018, sexta-feira (das 08h30 às 18h).
Descrição: Com a institucionalização da política pública sobre tratamento adequado aos conflitos de interesse através da Resolução 125/2010 do CNJ, surgem novas práticas autocompositivas voltadas para a promoção da paz, contribuindo com a garantia efetiva do acesso ao sistema de justiça. A partir da vigência do Novo Código de Processo Civil, em 2016, reforça-se ainda mais a ideia de uma cultura dialógica em situações de conflito. Dentro desse contexto, a abordagem da constelação familiar passou a ser utilizada como mecanismo a contribuir principalmente com as resoluções consensuais de conflitos, como a conciliação e a mediação. Com base nessas iniciativas, a 1ª edição do evento realizada na Universidade Santa Úrsula no ano de 2017 proporcionou um panorama dos projetos com práticas sistêmicas desenvolvidos em escala nacional, com participação de profissionais atuantes no Poder Judiciário de todas as regiões do país. Assim, o presente evento (segunda edição), pretende ampliar o espaço de diálogo sobre o tema com as perspectivas teóricas que englobam as referidas práticas a partir da filosofia, do direito, dentre outras áreas do saber.
Objetivo: 1) produzir conhecimento e promover a reflexão crítica sobre as práticas sistêmicas na Justiça; 2) disseminar a constelação familiar como prática sistêmica baseada na ética da solidariedade e no direito do Ser; 3) disseminar o tratamento dialógico, inclusivo, democrático e pluralista de conflitos de acordo com a nova estrutura do Direito; 4) apoiar a divulgação de produção científica sobre o tema, gerando novos conhecimentos.
Público-Alvo: advogados (privado/público), mediadores, psicólogos, assistentes sociais, servidores públicos, magistrados, professores e demais profissionais que trabalham direta e indiretamente com resolução de conflitos, estudantes e interessados afins.
Inscrições: https://goo.gl/forms/ZXe3SyIkdcWHzWIA3
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
8:30/9:00 Credenciamento
9:00/10:00 Abertura: A Consensualidade no sistema de Justiça
Aline Alves de Melo Miranda Araújo, magistrada que presta auxílio à coordenação do NPSC2 (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TRF 2ª Região).
André Felipe da Costa Alves Tredinnick, magistrado do TJRJ. Vice-presidente do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação da EMERJ. Coordenador Adjunto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Leopoldina.
10:00/10:30 Debate
10:30/11:30 Painel: Cuidado e ética da solidariedade
Olinto Pegoraro – Ética da solidariedade e direitos humanos
Filósofo. Doutor em filosofia pela Universite Catholique de Louvain, Bélgica. Professor convidado de ética e bioética da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Ruth Barbosa – O novo paradigma do Ser, cuidado e ética: Ideologia das práticas sistêmicas como a constelação familiar na Justiça
Filósofa. Especialista internacional em Constelação Familiar e Organizacional pelo ISPAB, Germany. Master no Modelo de Validação Humana Virginia Satir pelo Institute Virginia Satir of Germany (IVSG).
Sarah Moura – Ética do Futuro
Médica Clínica. Doutora e mestra em filosofia pela UFRJ.
11:30/12:00 Debate
12:00/13:00 INTERVALO/ALMOÇO
13:00/14:00 Painel: Práticas Consensuais no Sistema de Justiça
Vanessa Aufiero da Rocha – Interdisciplinaridade e Direito
Organizadora e Instrutora da oficina de parentalidade junto ao CNJ. Magistrada coordenadora do CEJUSC de São Vicente, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).
Juliana Lopes – Práticas Sistêmicas e o compromisso com a pluralidade, a democracia e a laicidade do Estado
Advogada, mestra em Direito pela UNIRIO. Mediadora de Conflitos. Consteladora Familiar e organizacional.
Marcelo Pelizzoli – A constelação familiar em unidade prisional de Recife/PE
Pós-doutor em bioética. Doutor em filosofia pela PUC/RS. Mestre em Antropologia filosófica pela PUC/RS. Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Formação em Internal Family Sistems Therapy. Coordenador do Espaço de Diálogo e Reparação da UFPE. Coordenação do Núcleo de Justiça Restaurativa de Pernambuco.
14:00/14:20 Debate
14:20/15:40 Painel: Perspectivas e Desafios sobre as práticas consensuais no Direito e na Justiça
Janine Soares de Matos Ferraz – O diálogo, a Restauração e a Comunidade: um projeto para colorir uma realidade que não combina mais
Magistrada do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
Marílson Santana – Normativismo na mediação e na formação jurídica do profissional do Direito
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Ciências Sociais pela PUC/RJ. Mestre em Direito pela UnB.
Fabiana Lanke – Constelação Familiar e o necessário rompimento com sujeição e relações patriarcais
Assistente Social, mestranda em DIREITO pela UNIRIO e em Sistemas de Resolução de Conflitos pela UNLZ/Argentina.
Rodrigo Britto – Manutenção da Postura Sistêmica e sua Importância para a Solução Adequada do Conflito
Magistrado do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
15:40/16:00 Debate
16:00/16:30 COFFEE BREAK
16:30/17:30 Encerramento: Justiça e Saber Cuidar: Ética do humano
Leonardo Boff, doutor em teologia pela Universidade de Munique. Foi professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) de ética, filosofia da religião e de ecologia filosófica. Um dos precursores da teologia da libertação. Autor de diversos livros: Ecologia: Ecologia, Mundialização, Espiritualidade; Saber cuidar; dentre outros. Blog: http://leonardoboff.wordpress.com
Mylène Vassal, magistrada do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
17:30/18:00 Debate
18:00: Autógrafos com palestrante Leonardo Boff
MADE WITH ♥ BY NATÁLIA COELHO